Casa do Artesão é inaugurada em Juazeiro

Na manhã desta quinta-feira (28), a cidade de Juazeiro e região do Vale do São Francisco ganharam um novo equipamento turístico-cultural, a Casa do Artesão, concebida pela Prefeitura de Juazeiro, mediante a Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer com o auxílio de grupos de artesanatos do município, além do apoio do Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, órgão do Governo do Estado da Bahia.

O prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Cultura Pedro Alcântara Filho, acompanhados de secretários, vereadores e autoridades, além dos atores principais, os artesãos, participaram da cerimônia de inauguração da Casa do Artesão, que recebe o nome de um dos primeiros artífices de Juazeiro, José Ordélio de Souza. Populares também acompanharam o novo empreendimento social da cidade.

“É com grande satisfação que nós entregamos este espaço que valoriza a cultura e o turismo de Juazeiro e região. O nosso Governo acredita no potencial turístico da região. A casa do Artesão é um local onde nós poderemos expor a nossa arte, nossa cultura, além de disponibilizar um ambiente no qual os artesãos poderão desenvolver seu trabalho, gerando renda as suas famílias”, declarou o prefeito Isaac Carvalho ressaltando as ações de desenvolvimento econômico e social que a Casa do Artesão oferece.



Para o secretário de Cultura, a Casa do Artesão trata-se de uma política de fomento a cultura e ao turismo, oferecendo subsídios a um segmento artístico e promovendo o turismo. “A nossa função é promover a cultura e o turismo, e uma área não pode fugir da outra. Além de exposição e vendas de artesanatos, a Casa vai oferecer cursos à população. Juazeiro ganha e passa a retomar sua identidade de cidade cultural”, destacou Pedro Alcântara Filho.

Vários artesãos se mostravam emocionados com o espaço cedido a eles. Muitos aguardaram anos por esse acontecimento como é o caso de seu Paulo das Carrancas, carranqueiro juazeirense com obras expostas em galerias espalhadas pelo Brasil, entre elas o Museu de Arte Moderna da Bahia. “Para mim é a realização de um sonho, uma conquista dos artesãos. Agora teremos um espaço para colocar as nossas peças, expor e vender”, disse emocionado. Para Eremi Maria de Sousa Santos, do Grupo das Mulheres Fuxiqueiras, o sonho foi realizado, restando agora à expectativa de melhoria nas vendas e no conhecimento de sua arte por outras pessoas da cidade e visitantes.



Outros envolvidos na concepção da Casa do Artesão mostravam-se realizados com a inauguração do espaço. O gerente de Cultura, Márcio Mascarenhas ressaltou a importância do espaço para a região. “Além do artesanato, outras linguagens artísticas podem compor e participar, tornando um ambiente turístico cultural dinâmico para a cidade”. A Casa do Artesão fica no local da antiga Junta Militar. A reforma e ampliação foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos. A época, a obra foi idealizada pelo ex-secretário Flávio Luiz Ribeiro, atual Assessor de Obras e Projetos Estruturantes. “Nós que participamos de todo o percurso do projeto ficamos felizes em ver a Casa com vida. Toda obra estrutural precisa de vida. E a Casa do Artesão é um exemplo”.

A Casa do Artesão fica localizada na Avenida Raul Alves, s/n, bairro Santo Antônio, atrás da banca, ao lado do Vaporzinho. O horário de funcionamento será das 13h às 21h, de domingo a domingo.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro - BA

0 comentários:

Postar um comentário