Taxa de mortalidade infantil cai mais de 40% em Juazeiro

Por Vânia Castro/Sesau

Em 2009 (dados preliminares), Juazeiro registrou queda de mais de 40% na mortalidade infantil de crianças com menos de um ano de idade. A taxa de mortalidade infantil em 2008 era de 24,7% e caiu para 14,6%, ano passado, indicando um dado significativo e importante para a saúde da região, confirmando também os avanços e investimentos realizados pelo Governo Municipal na Saúde local, conforme frisou o secretário de Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa.

“A redução da taxa reflete o esforço que a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, tem feito para promover a saúde. Estes números indicam que a Saúde da cidade está se reestruturando. O acesso da comunidade as vacinas tem aumentado, além dos atendimentos humanizados da atenção básica e a melhoria da qualidade do pré-natal. Juazeiro também desponta em outras áreas. O aumento da escolaridade das mães, acesso à água e saneamento, tudo isso são fatores que levam a diminuição da mortalidade infantil”, destacou.

Segundo o gestor da pasta, as informações são preliminares, podendo ainda passar por revisões e alterações. Ubiratan Pedrosa afirma ainda que em países desenvolvidos a cada mil crianças menores de um ano nascidas morrem uma média de 5; nas regiões mais desenvolvidas do Brasil, como Sudeste e Sul, este número aumenta para cerca de 12 óbitos e em Juazeiro, a cada mil crianças nascidas com até um ano de idade, morrem atualmente uma média de 14 (em 2008, morriam cerca de 25 crianças a cada mil nascidos vivos).

“Agora o quadro está mudando. A assistência básica oferecida pela rede pública municipal está avançando. Em breve serão construídas mais 8 Unidades de Saúde da Família (USF) e o município será beneficiado com a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tudo isso integrado aos melhores serviços do SAMU 192, as Equipes de Saúde da Família (ESF) e aos adequados serviços de promoção, prevenção e vigilância à Saúde”, disse Ubiratan Pedrosa.

Segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), as taxas de mortalidade infantil são classificadas como altas (50 por mil nascidos vivos ou mais), médias (20 – 49 por mil) ou baixas (menos de 20 por mil), de acordo com as exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Fonte: Prefeitura de Juazeiro - BA

0 comentários:

Postar um comentário