VALE DO SÃO FRANCISCO GANHA A PRIMEIRA TV EDUCATIVA DA REGIÃO PELA INTERNET

O Vale do São Francisco agora conta com mais um canal de comunicação: a WEBTV UNEB - Núcleo Juazeiro. Em funcionamento desde julho deste ano, o site pretende experimentar propostas diferentes de linguagem audiovisual, através de curtas, documentários, entrevistas, além de coberturas e reportagens jornalísticas feitas por estudantes voluntários do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia.

Segundo a professora Fabíola Moura, coordenadora do projeto, a WebTv traz inovações para a região. “Esse é o primeiro canal universitário e verdadeiramente educativo do Vale do São Francisco, o que possibilita a discussão de temas nem sempre pautados pela mídia e a experimentação de linguagens e formatos”, explica.

Entre as produções telejornalísticas, o programa Coisas do Sertão é umas das novidades dessa página online. Lançado há dois anos, tem como proposta mostrar as potencialidades do semiárido com uma linguagem diferenciada dos principais meios de comunicação, desmistificando a imagem de miséria perpetuada pelos veículos. “É uma alternativa para a comunidade se ver, se ouvir e participar do debate de temas de relevância para a sociedade.”, acrescenta a coordenadora.

Por ser um projeto desenvolvido pelo curso de Comunicação Social da Universidade do Estado da Bahia – Campus III, a WebTv Juazeiro tem como objetivo promover uma maior interação entre os estudantes de Jornalismo e a comunidade. Klébia Muricy, monitora do projeto, acredita na importância do canal para os futuros jornalistas. “A webtv é um espaço necessário para que os alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em Multimeios possam desenvolver a prática jornalística e ter uma maior interação com a sociedade. Sinto-me feliz pela oportunidade de aprender e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, afirma.

Estudante do 7° período de jornalismo, Dalmir José também avalia de forma positiva a criação da WebTv em Juazeiro. “É um excelente projeto de aprendizado para os alunos. Primeiro, porque alia os conhecimentos teóricos dados em sala de aula à prática do fazer televisão. Só que não é tv, é webtv, e isso acrescenta ainda mais conhecimento, já que os alunos fazem o material pensando na convergência digital, algo que será tão comum para quem quer trabalhar com comunicação.”, explica.

No ambiente virtual, os internautas também encontram produções radiofônicas desenvolvidas no curso, além do Programa Eufonia, experiência piloto da Rádio Universitária da Uneb. No ar desde 2006, com transmissão aos sábados, das 7h às 8h, na rádio Tropical Sat, o programa insere o aluno na prática jornalística com uma linguagem radiofônica, através de uma programação elaborada e executada por eles. Para a estudante Emaísa Lima, monitora do projeto, o mais importante do programa é a maneira como a informação é transmitida à comunidade. “O Programa Eufonia beneficia a população com o seu jeito em tratar assuntos complicados como, por exemplo, saúde e tratá-los de uma forma leve e dinâmica e de fácil compreensão”, afirma.

Com mais de três mil acessos, as reportagens televisivas e radiofônicas, coberturas jornalísticas, documentários e entrevistas podem ser conferidas no endereço: http://www.webtvjuazeiro.uneb.br/

0 comentários:

Postar um comentário