Vale do São Francisco

A região nordestina banhada pelo Rio São Francisco congrega uma população superior a 1.600.000 habitantes e as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro(BA), ligadas pela famosa Ponte Presidente Dutra, possuem uma população conjunta de 500 mil habitantes e se constituem no principal pólo econômico,de lazer, médico e de ensino do Vale do São Francisco.
A região também é composta pelos municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Terra Nova. Nestes municipios estão localizadas as maiores vitivinícolas da região. . Atualmente, no agro negócio nacional, o maior destaque é a região do Vale do São Francisco, onde o volume colhido por safra chega a 1,5 milhão de toneladas e as exportações somaram 180 mil toneladas em 2004. O cultivo irrigado se estende por nada menos que 200 mil hectares, com predomínio da fruticultura, hortaliças, coco e cana-de-açúcar. Só o plantio de frutas gera 240 mil empregos diretos e 960 mil indiretos.
O Vale ostenta os títulos de maior centro produtor de uvas finas do País e maior exportador de uvas do Brasil, as culturas de uvas de mesa e mangas são os principais elementos da economia de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. A região responde por cerca de 95% da exportações brasileiras de uvas de mesa e mangas, o que equivale a aproximadamente US$ 300 milhões por ano. A fruticultura exportadora do Vale do São Francisco, em alta no ano de 2006, deixou Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) entre os municípios de maior renda agrícola do país, de acordo com a pesquisa "Produção Municipal Agrícola 2006", divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o avanço, a renda dos principais vértices do maior pólo nordestino de frutas superou a de grandes e tradicionais produtores de soja do Mato Grosso, como Sorriso, Campo Novo dos Parecis e Campo Verde.
Em pleno sertão pernambucano , Petrolina é banhada pelo Rio São Francisco que faz divisa com Juazeiro da Bahia. A cidade tem uma orla urbana bem estruturada e uma tradição no artesanato com a fabricação de carrancas. A maior representante desse artesanato é Ana das Carrancas, com um acervo diversificado de peças em barro e madeira. Em 2000, a artesã foi homenageada com o Museu Ana das Carrancas, que atualmente é um dos principais pontos de visitação turística e em 2004 tornou-se Patrimônio Vivo de Pernambuco.

0 comentários:

Postar um comentário