Por Vânia Castro/Sesau
Nesta sexta-feira (30), no Paço Municipal, o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, o provedor da Santa de Misericórdia, Francisco Marçal, membros da irmandade da entidade, secretários municipais, vereadores e equipe do Governo Municipal, realizaram solenidade para assinatura do Termo do Contrato de locação do imóvel da Santa Casa e futura instalação do Centro de Especialidades Médicas - Policlínica de Juazeiro. Na oportunidade, o prefeito anunciou também a implantação da maternidade municipal.
O Centro de Especialidades funcionará com espaços mais amplos e com mais cinco serviços, além dos já existentes, oferecendo ao paciente mais comodidade e melhores atendimentos. Segundo o secretário de Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, as obras do Centro serão iniciadas num prazo de 30 dias. “É uma data marcante para Juazeiro, onde está sendo dada uma iniciativa de resgate histórico da Santa Casa, no sentido de prestar serviços à população juazeirense. O objetivo é melhorar a atenção dada ao paciente, uma das prioridades do prefeito Isaac Carvalho, que está sempre visitando as unidades de saúde, discutindo os problemas e buscando soluções. Os atendimentos da saúde já melhoraram bastante e vamos mudar muito mais. É um compromisso da gestão”, afirmou o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, que destaca ainda outras informações.
“Os serviços serão ampliados dando prioridade aos idosos e portadores de doenças crônicas, já que a população de Juazeiro está envelhecendo. Atualmente existe na cidade uma média de 16 mil pessoas com idade superior a 60 anos e a população com idade abaixo dos 15 anos está reduzindo”, registrou o gestor da pasta.
“A Santa Casa foi encontrada pela atual gestão com problemas administrativos e com funcionários, além do alto déficit. No momento que a irmandade assumiu, ao abrirmos o cofre encontramos bebida alcoólica e preservativos, ou seja, havia um desvio de função das atividades por parte da direção naquele momento, o que prejudicou ainda mais a imagem da Casa. A entidade passou por um período de turbulência, sendo fechada em junho de 2009. Foi uma luta árdua, mas encontramos na pessoa do prefeito Isaac Carvalho, a possibilidade de novos caminhos e renascimento desta casa que tem o propósito máximo de continuar atendendo bem ao paciente. Outros governos sabiam das necessidades, mas não deram abertura e nenhuma ajuda. Estamos felizes porque o prefeito Isaac foi o único que teve coragem de encarar este desafio” frisou o provedor da Santa Casa, Francisco Marçal.
“É um dia de extrema importância para a cidade e para o Governo, que concretiza mais uma ação no cumprimento das obrigações com o município. A data vai ficar marcada. No dia do meu aniversário, estamos dando para a população vários presentes. A transformação da Santa Casa no Centro de Especialidades, celebrando este acordo com a entidade livre de problemas trabalhistas. Uma nova cara será dada à unidade, prestando à comunidade um atendimento mais digno”, disse o prefeito anunciando ainda a implantação da maternidade municipal.
“Em breve, de 60 a 90 dias, o município vai receber mais um empreendimento. Com a compra da Clise, será implantada na cidade uma maternidade e um Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Já estamos licitando oito Unidades de Saúde da Família (USF) e em breve começaremos a licitação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Juazeiro terá um futuro diferente. Muita coisa ainda precisa ser feita, mas vários passos já foram dados”, enfatizou o chefe do Executivo Municipal, Isaac Carvalho.
A Santa Casa será reaberta com a instalação da Clínica da Dor, objetivando tratar os pacientes com dores crônicas causadas por artroses, reumatismo, problemas de coluna, dentre outros. O serviço vai disponibilizar de médicos, fisioterapeutas, acunputuristas e enfermeiros. Ainda no Centro de Especialidades Médicas, um ambulatório para prevenção e tratamento do pé diabético vai prestar atendimento à população. O problema, segundo Pedrosa, é uma complicação que acomete pacientes portadores de diabetes e o procedimento, com orientação médica, é necessário ao tratamento das lesões.
A unidade contará também com um Centro de Atenção ao Idoso, com médicos geriatras e equipe multiprofissional, para um atendimento especializado e humanizado voltado para a melhor idade. Salas cirúrgicas para a realização de pequenas cirurgias serão implantadas para aumentar a oferta de serviços em Juazeiro. A saúde do homem terá foco principal na prevenção e tratamento dos tumores de próstata, com ambulatório estruturado para o atendimento específico destes usuários.
Fonte: Prefeitura de Juazeiro - BA
0 comentários:
Postar um comentário