Mudança deve melhorar produtividade na Bahia

Salitre-projeto2Produtores do Perímetro de Irrigação de Mandacaru, no município de Juazeiro (BA), estiveram reunidos na última quarta-feira (10) no clube social da localidade para discutir a mudança no sistema de irrigação usado por eles na produção de hortifrutigranjeiros.

A idéia partiu de um trabalho realizado pelos engenheiros agrônomos Rodrigo Ribeiro Franco Vieira (Codevasf de Juazeiro) e Frederico Calazans, e pelo engenheiro eletricista Juan Ramon Fleischmann. Eles desenvolveram uma metodologia mais eficiente de uso da água na irrigação, com menor consumo de energia e menor impacto ambiental.

Os estudos foram realizados através da troca do sistema de irrigação por gravidade pelo sistema pressurizado com gotejamento em um dos lotes do Perímetro de Mandacaru.

O estudo durou 8 meses, ao fim do qual do acompanhamento foi constatada uma diminuição na vazão utilizada de 20 litros por segundo para 7 l/s, além da economia de 52% da água empregada com a redução de 8,4 milhões de m³ para 4 milhões de m³. Outros resultados que são esperados também com a adoção do sistema é a redução dos custos com energia elétrica para o projeto, em torno de 36%; a redução dos custos de produção – aproximadamente 36%; diminuição dos riscos de salinização do solo; combate ao desperdício de água e ao carreamento de produtos químicos para o leito do rio São Francisco.

Os engenheiros que desenvolveram o sistema destacam também como aspecto positivo o aproveitamento racional dos recursos naturais, sobretudo água e solo.

Para a implantação desse projeto piloto em todo o Perímetro de Mandacaru serão necessários investimentos da ordem de R$ 3 milhões na aquisição e montagem de equipamentos e escavação de reservatórios individuais. Segundo o engenheiro agrônomo da Codevasf, Rodrigo Vieira, “Esse projeto conta com o apoio do presidente Orlando Castro e dos diretores Clementino Coelho e Raimundo Deusdará, e está sendo colocado agora para todos os produtores do Perímetro de Mandacaru, para que eles possam decidir em assembléia pela adoção desse sistema.”.

O estudo desenvolvido pelos 3 engenheiros foi premiado na categoria Sustentabilidade em Novos Projetos do Prêmio ECO 2009, e tem sido divulgado em congressos, feiras e outros eventos no país e no exterior.

Quase todos os 52 irrigantes do Perímetro de Mandacaru compareceram a assembléia realizada no dia 10/02, e foram informados sobre as peculiaridades do projeto-piloto, inclusive com o testemunho do produtor Francisco Miranda, dono do lote de número 38, onde cujos resultados obtidos deram origem ao foram realizados os estudos preliminares.

As obras para mudança do sistema de irrigação devem começar em abril deste ano, e o prazo previsto para conclusão é de 6 meses.

Segundo a superintendente da Codevasf em Juazeiro, Ana Angélica, “a celebração do convênio só foi possível porque o Distrito estava absolutamente com toda a sua situação econômica e fiscal devidamente regularizada, permitindo assim o aporte dos recursos”.

Durante a assembléia, além de optar pela adoção do novo sistema de irrigação, a maioria dos produtores elegeu 3 representantes para acompanhar a implantação do sistema junto com os técnicos responsáveis pela fiscalização das obras.

A adoção desse sistema de irrigação vai necessitar também da mudança de mentalidade dos produtores. Eles vão aprender a controlar a lâmina de irrigação de uma forma absolutamente tecnificada, ao contrário do que vêm fazendo até hoje”, afirmou o técnico da Codevasf, Rodrigo Vieira.

Fonte: Blog do Carlos Britto

0 comentários:

Postar um comentário